sábado, 14 de novembro de 2009

Aniversário de 3 Anos da Tropa BR!!!


Olá, pessoal! Hoje convido vocês a participar e festejar os três anos dessa idéia surgida no dia 14 de novembro de 2006, quando um rapaz chamado Dico chegou numa comunidade do orkut Universo em Crise dizendo, "e aí, quem topa se juntar num grupo de tradução de revistas da DC Comics?".

A ideia se tornou realidade no mesmo dia, com um surgimento de uma comunidade no orkut - ainda sem nome, nem símbolo - que se tornou em pouco tempo, Tropa DC e depois de algumas reviravoltas e debates, Tropa BR. O que era só uma comunidade teve o fruto do seu hobby-"trabalho" em divulgado em comunidades, fóruns e sites e também se transformou em site, começando por nossa cria, o site hoje chamado de Tropa BR Noite Mais Densa.

Na caminhada de nosso terceiro ano, de novembro de 2008 à novembro de 2009, a Tropa passou por tempos díficeis (assim como acredito também o chamado "mundo dos scans"). Fora o fato benéfico (e dos objetivos do nosso trabalho) do formento cada vez maior de revistas da DC em papel, que afastou alguns dos nossos leitores, que tiveram condições e melhores revistas para investir e ter em sua casa, vivemos uma fase de, por falta de um melhor termo, "ineditismo".

Hoje, muitos leitores de scans desejam seus scans lançados de uma forma cada vez mais rápida (discutindo com alguns amigos, isso parece vim da tendência "Lost" - isso, o seriado - onde os episódios eram legendados quase que ao vivo, com cerca de poucas horas para ficar pronto), o que tem como ponto negativo o fato de nosso hobby-trabalho virar uma cobrança, uma disponibilidade obrigatória; fato que afasta colaboradores esporádicos, diminue um pouco do esmero no trabalho e pode trazer consequências negativas (na minha opinião, vale ressaltar) como a busca da tradução/diagramação mais rápida de uma revista, para que tal revista tenha mais download, para que a mesma revista feita pelo grupo tal tenha menos download (minha opinião de novo, uma vantagem meio tola, pois um bom leitor procura a versão que mais lhe agrada, a que lhe traz mais qualidade).

A Tropa BR, felizmente por valorizar as atividades pessoais dos seus colaboradores, não busca seguir essa política de sacrifício de fazer mais rápido - fazemos mea-culpa pelos lançamentos de Crise Final e alguns poucos de Noite Mais Densa, mas esses trabalhos saiíam rapidamente como um bônus, não como requisito básico em ser entregue rapidamente, pela disponibilidade dos colaboradores no momento do lançamento - e essa visão de mercado/negócio de receber milhares, dezenas de milhares de downloads. Nós somos um grupo de fãs. Preferimos que esses milhares, dezenas de milhares sejam revistas de HQs compradas nas Bancas e nos Sebos.

Então, esse ano foi um ano de trancos e barrancos, onde esses fatores negativos influiram no mundo dos scans e foram reflexos em nosso grupo. Intrigas, acidentes e problemas - assim como /também na vida real - foram obstáculos para o nosso grupo. Mas aos poucos começamos a superar isso, com a vinda do Tropa BR 2.0, uma mudança pequena, mas que trouxe para gente uma organização melhor; uma busca pelo básico do que era a Tropa no seu começo e que foi nosso avanço. Como consequência disso, temos o nosso novo blog, o Tropa BR Scans, misto de divulgador dos trabalhos da Tropa assim como dos demais grupos, para os leitores da DC Comics. Outras consequências são o gradual fechamento de projetos antigos e mais alternativos, que estavam um pouco afastados do nosso foco, mas que cada vez recuperam sua importância aqui na Tropa; e também uma expansão para projetos clássicos do UDC e pontes para outros projetos, sejam da Vertigo, Wildstorm e outras editoras.

Para concluir, viemos agradecer a todos os participantes que de três anos atrás até hoje (e no futuro) baixaram, leram, criticaram, sugeriram, postaram tópicos e/ou comentários na comunidade, nos blogs da Tropa e em vários outros lugares, reais ou virtuais. A Tropa BR existe para vocês!

Agradecemos a todos os colaboradores que fazem parte, fizeram e farão parte. Sua colaboração é, foi e será fundamental para nossa família, nosso grupo de amigos. A Tropa BR é feita por vocês!

Agradecemos aos nossos atuais parceiros de jornada, colaboradores vindos de outros grupos como The Centurions, Gibiscuits, Darkseid Club e GibiHQ, que nos deram e dão uma ajuda sempre no que foi possível (e no impossível também) para publicarmos os scans. Obrigado por ter ajudado a Tropa BR!

Agradecemos aos leitores, sites, blogs e fóruns que de alguma forma divulgam o nosso trabalho. Alguns deles estão aqui, com seus links disponíveis para ser em acessados Visitem-os e vejam também o grande trabalho que eles realizam. Obrigado por serem embaixadores da Tropa BR!

Como dizem os nossos participantes: "Vida Longa à Tropa BR!" E que venham mais aniversários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário